Lucro Presumido x Lucro Real: Qual o ideal para a sua empresa
Ao fazer o planejamento de um investimento para uma empresa, o empreendedor passa por um mix de emoções. Isso porque, ele pode vislumbrar tudo acontecendo e, seu negócio da melhor forma possível, inclusive os seus lucros.
Dessa forma, é admirável todo esse processo seja realizado de maneira detalhada e estratégica.
Sendo assim, um dos aspectos principais é com relação ao regime tributário a ser adotado pela sua empresa.
Uma vez que, essa é uma decisão importante e que precisa ser tomada ainda no momento da abertura de um negócio.
No Brasil, o empreendedor irá encontrar três regimes específicos: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Mas atenção leitores, hoje, nós vamos eliminar as suas dúvidas a respeito dos seguintes regimes:
- Lucro presumido;
- Lucro Real.
Com muita atenção leia os tópicos subsequentes, e entenda qual é o regime ideal para sua empresa.
Lucro Presumido x Lucro Real: Entenda a diferença e saiba qual o ideal para a sua empresa
O que diferencia um regime tributário do outro são as suas regras de enquadramento e as características distintas. Sabendo disso, preparamos os tópicos a seguir com as especificidades de cada regime.
Lucro Presumido
Com exceção do Simples Nacional, o Lucro Presumido é o regime tributário mais simplificado, pois a Receita proporciona ao empreendedor, uma tabela com porcentagens predefinidas de acordo com a projeção do seu faturamento.
Dessa forma, não é necessário que exista uma apuração concreta do faturamento exato de uma empresa no período de 1 ano.
Mas atenção, existem regras que precisam ser seguidas como, por exemplo, o limite de faturamento bruto anual para que você possa enquadrar a sua empresa, que é de até R$78 milhões.
Sendo assim, vale ressaltar que uma de suas características principais é a não necessidade do cumprimento de obrigações acessórias.
Tendo como os principais impostos a serem recolhidos :
- IRPJ;
- CSLL;
- PIS;
- Cofins
Lucro Real
Enquanto o Lucro Real, é um regime tributário adotado por grandes empresas, como as multinacionais.
Neste caso, para se enquadrar nesse regime é preciso apresentar uma receita superior a R$78 milhões.
Já quanto aos tributos, são os mesmos do regime do Lucro Presumido, sendo eles: IRPJ, CSLL, PIS e Cofins.
Este é sem sombra de dúvidas, o regime tributário mais burocrático das três opções encontradas. Tendo como uma de suas principais características as apurações são feitas com base nos lucros reais de uma organização.
Conte com apoio de uma contabilidade
Por fim, agora que o leitor já entendeu as principais diferenças com relação aos regimes Lucro Presumido x Lucro Real, ressaltamos a importância de contar com apoio de contabilidade, que precisa ser priorizada desde a abertura de uma empresa.
Assim, o empreendedor assegurará a tomada de boas decisões, como a própria escolha do regime tributário.
Conte com quem entende do assunto!
Contar com profissionais qualificados para cuidar da sua contabilidade é uma das melhores decisões não somente para garantir a conformidade do seu negócio, mas também para manter todas as suas demandas contábeis sempre em ordem, eliminando a possibilidade do seu departamento virar uma bagunça.
E quando você tem relatórios bem organizados e acessíveis a qualquer hora de um jeito simples e prático, você há de convir que fica muito mais fácil.
A ADCAL é uma empresa mineira de Belo Horizonte que atua com destaque no ramo de contabilidade, finanças, consultoria e tributos. Atende a diversos segmentos empresariais como o Comercial, Industrial, Engenharias, Clínicas Médicas, Rural, Associações e outros. Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas.
Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Aprenda mais em: Como conseguir crédito para pequena empresa com as melhores condições.