Como legalizar uma empresa? Saiba porque contar com uma assessoria contábil

Você sabia que a informalidade no mercado de trabalho já atinge aproximadamente 39,3 milhões de empresas em todo o país? O dado corresponde a 41,6% dos trabalhadores brasileiros.

A vista deste informação, é fácil imaginar centenas de empresas que estão em atividade de forma ilegal. Muitos desses comerciantes, prestadores de serviço e até mesmo autônomos não sabem dos benefícios da legalização de uma empresa.

Além disso, muitos acreditam que não estão em dia com a receita federal e por conta do medo de possíveis dívidas e do fechamento de seu estabelecimento acabam não legalizando seu negócio.

Conduto, com um pouco de informação e suporte contábil honesto e eficiente o empreendedor pode regularizar a situação da empresa e aproveitar os benefícios de estar com tudo em ordem novamente.

Quer saber como? Leia o nosso artigo com atenção sobre como legalizar a sua empresa e saiba porque contar com uma assessoria contábil.

O que é legalizar uma empresa?

O processo de legalizar uma empresa, diz respeito a uma série de procedimentos que devem ser cumpridos para regularizar a situação de um negócio perante o Governo e a Receita Federal.

As empresas devem ser legalizadas com o objetivo de determinar diretrizes para o produto ou serviço oferecido, parâmetros de qualidade, além de direitos e deveres dos empresários. Tudo isso, contribuindo  para maior controle e confiabilidade das empresas abertas no país.

Por que é necessário legalizar uma empresa?

Apesar do trabalho na informalidade parecer mais convidativo à primeira vista, principalmente devido ao não pagamento de impostos, ele também significa abrir mão de muitas oportunidades.

Pois ao se regularizar a empresa pode ter acesso a uma série de benefícios, como mais confiabilidade diante de seus clientes, visto que, obter um CNPJ melhora a imagem da organização e sua seriedade.

Ou ganhos como ter acesso a linhas de crédito especiais, obter financiamentos com facilidade e até ser agraciada com isenções a benefícios fiscais.

 Por meio da legalização da empresa, o empresário poderá imprimir notas fiscais, o que para os prestadores de serviços amplia sua gama de atuação, possibilitando a prestação de serviços também para empresas.

Além disso, ao legalizar uma empresa é possível ter um maior controle sobre a qualidade e segurança do produto ou serviços fornecidos, através do seguimento de normas de segurança, qualidade e recomendações sanitárias.

Quanto tempo leva para legalizar uma empresa?

É importante ressaltar que o tempo médio para legalizar uma empresa diminuiu consideravelmente nos últimos anos. Entretanto, o tempo de espera irá variar de acordo com a cidade ou estado e a situação da empresa perante aos órgãos públicos.

Como legalizar uma empresa?

Se você deseja legalizar a sua empresa, mas ainda não sabe como anda a situação da sua empresa com a Receita Federal, o primeiro passo é buscar informações a respeito. Em seguida é recomendado que o empreendedor busque suporte especializado de uma contabilidade.

Pois é possível que sua empresa precisa realizar os seguintes procedimentos:

  • Alteração de contratos;

  • Distrato de sociedades;

  • Obtenção  e renovação de certidões negativas;

  • Renegociação de débitos fiscais.

Porém, caso a sua empresa ainda não possua CNPJ e esteja atuando totalmente na informalidade, para legalizá-la será preciso realizar o processo de abertura de empresa.

Mas fique tranquilo leitor, na atualidade a lei brasileira possui uma legislação que contempla os variados modelos de negócio, continue lendo e veja quais são as alternativas.

Processo de legalização de empresa

Na grande maioria dos casos o processo de legalização de empresa pode ser feito conduzido por meio dos seguintes passos:

1° Elaboração do contrato social;

2° Definição da CNAE, Classificação Nacional de Atividades Econômicas;

3° Registro na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas;

4°Inscrição Estadual;

5° Alvará de localização e funcionamento;

6° Registro no INSS.

Outras licenças e certidões devem ser obtidas a depender da área de atuação do negócio. Conduto, alvarás da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Ambientais devem ser providenciados antes do início das atividades.

São muitos detalhes, não é mesmo? Porém não precisa ficar preocupado, por meio de um serviço de assessoria contábil o empreendedor pode aproveitar o suporte de um contador na condução do processo de legalização da empresa.

Por que contar com uma assessoria contábil?

Ao contar com uma assessoria contábil o empresário tem a oportunidade de legalizar a sua empresa, de forma ágil e sem intercorrências e ainda se manter em dia com todas as obrigações financeiras, jurídicas, fiscais e trabalhistas.

Por meio do auxílio de profissionais capacitados, o empreendedor tem mais controle sobre as operações financeiras e suporte na interpretação e mensuração de resultados do negócio.

Pois com uma contabilidade parceira, é possível ter acesso a relatórios exclusivos sobre o desempenho do seu negócio , o que irá auxiliá-lo na tomada de decisões e na identificação de pontos a serem melhorados na gestão.

São funções da assessoria contábil:

  • Escrituração Contábil;

  • Serviços Fiscais e Tributários;

  • Departamento pessoal e RH;

  • Consultoria em gestão financeira;

  • Consultoria na área de custos.

Aproveite para legalizar a sua empresa, conte com os serviços da Adcal Assessoria Contábil. Somos uma empresa com mais de 30 anos de mercado.

Nossa missão é oferecer serviços de qualidade no segmento contábil, pautados na ética, confiança e boas relações buscamos ajudar cada dia mais no desenvolvimento dos nossos clientes.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre o serviço de assessoria contábil! E para ter acesso a mais conteúdos como este acesse nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo