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Indicadores contábeis e financeiros: qual a sua importância?

Gerir uma empresa significa, necessariamente, estar em constante contato com números e fórmulas. Isso por que, elas são fundamentais para o sucesso do negócio e devem ser bem coletados e tratados. Dentre esses números e fórmulas, destacam-se os indicadores contábeis e financeiros.

Esses indicadores, ou índices, são métricas muito úteis e podem ajudar a melhorar vários aspectos da empresa. Apesar disso, muitos empresários ainda se descuidam em seu tratamento, podendo comprometer o próprio negócio.

Se deseja saber mais sobre a importância dos indicadores contábeis e financeiros, continue lendo.

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O que são índices contábeis e financeiros?

Os indicadores contábeis e financeiros de uma empresa são dados quantitativos obtidos através do recolhimento e tratamento dos números reais da empresa em diferentes segmentos e processos, como o faturamento, os gastos, as despesas, o fluxo de caixa, o estoque, os passivos circulantes, entre outros.

Esses indicadores, também chamados de índices, podem ser usados como métricas para analisar a situação da empresa em relação a questões contábeis e financeiras, como rentabilidade, lucratividade e endividamento. 

Porque mensurar seus indicadores contábeis e financeiros 

O sucesso e a longevidade de uma empresa estão diretamente atrelados em como os seus especialistas tratam os seus números, já que empreender é sobre tomar decisões estratégicas e assertivas, e os índices contábeis e financeiros do negócio são a fonte mais segura de informações para auxiliar nas tomadas de decisões.

Isso porque, com a mensuração desses indicadores, é possível tomar decisões baseadas em dados reais e demonstráveis da empresa, sem achismos ou receitas de bolo copiadas de outras empresas, que apresentam uma economia completamente diferente e particular.

Esses dados conseguem otimizar a gestão e os resultados da empresa, possibilitando que os gestores consigam identificar, por meio métodos comparativos,  gargalos e oportunidades, bem como fazer projeções mais precisas, que podem proteger a empresa.

Como mensurar seus índices contábeis e financeiros

Para conseguir mensurar os indicadores contábeis financeiros e, assim, extrair deles informações caras ao seu negócio, o primeiro e mais importante passo é manter os processos organizados, e os dados, atualizados. 

Essas métricas são obtidas por meio do cálculo de fórmulas matemáticas, onde os número empregados são aqueles apresentados nos diferentes relatórios da empresa, como as demonstrações de resultado, o Balanço Patrimonial, os relatórios de fluxo de caixa, entre outros.

Ou seja, a assertividade dos indicadores contábeis e financeiros depende da veracidade dos números apresentados, que depende da sua coleta eficiente e transparente.

Uma vez calculados, esses índices devem ser estudados por profissionais capacitados, visto que suas interpretações demandam técnicas e conhecimentos próprios das ciências contábeis. Por isso, é recomendado contar com o apoio de uma contabilidade especializada.

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Principais indicadores contábeis e financeiros para acompanhar

Há muitos indicadores contábeis e financeiros, e todos eles podem ser úteis para a sua empresa se bem mensurados e analisados. Separamos aqui alguns dos que consideramos mais importantes e que, portanto, merecem atenção e mensuração assídua.

Composição do endividamento

A composição do endividamento é um indicador muito importante, porque indica qual é a porcentagem das dívidas da empresa são passivos circulantes, ou seja, são saídas de caixa previstas para os próximos 12 meses.

Saber o estado desse indicador é vital para a manutenção da saúde financeira da empresa, visto que, caso não seja monitorado, uma empresa pode achar que possui uma dívida razoável e ser surpreendida com muitas cobranças em curto período, ficando sem fôlego financeiro para continuar operando.

A fórmula para calcular a composição do endividamento é:

CE (%) = (passivos circulantes / passivos circulantes + exigíveis a longo prazo) x 100

Liquidez circulante

A liquidez circulante é um indicador de liquidez que indica se os ativos circulantes de uma empresa conseguem liquidar os passivos circulantes da empresa.

É um bom indicador para verificar se a empresa é sustentável, se o dinheiro que entra cobre o dinheiro que sai. 

A fórmula para calculá-lo é:

LC = ativos circulantes / passivos circulantes

Endividamento geral

O endividamento geral é um indicador que aponta qual a porcentagem dos ativos da empresa serão comprometidos com o pagamento dos valores devidos a terceiros. 

É útil para verificar a saúde financeira da empresa, mas não deve ser analisado sozinho. Afinal, a empresa pode dever pouco a terceiros, mas se esses débitos forem realizados todos em simultâneo, ainda é possível que comprometam o negócio. Por isso, esse indicador deve ser usado em conjunto com outros, como o de composição de endividamento.

A fórmula para calculá-lo é:

EG (%) = (capital de terceiros / ativos totais) x 100 

Retorno Sobre Investimento (ROI)

Talvez o indicador que receba mais atenção nas empresas, o Retorno Sobre Investimento, ou ROI, calcula o lucro ou o prejuízo que determinado investimento gerou para a empresa.

Esse indicador pode calcular o retorno de um investimento que a empresa fez, como o retorno que um investimento em algum software trouxe, ou o retorno da empresa na totalidade trouxe, considerando a empresa como um grande investimento dos sócios.

Um ROI alto é sempre muito bem-vindo e pode ser usado para atrair investidores para a empresa. Seu cálculo é feito por meio da fórmula:

ROI (%) = [(receita – custos) / custos] x 100

Margem de lucro

A margem de lucro é outro indicador consideravelmente conhecido. Ela calcula o quanto a empresa lucra em cima da venda de cada serviço ou produto individualmente. 

Existem diferentes tipos de margem de lucro, sendo que as mais conhecidas são a margem de lucro bruto e a margem de lucro líquido.

A margem de lucro bruto calcula o quanto a empresa lucra com a venda de um produto após a dedução dos custos envolvidos em sua produção, e isso inclui os gastos com matéria-prima, embalagens, mão de obra, entre outras coisas.

A fórmula para calculá-la é:

MLB (%)= [(receita – custos) / receita] x 100

Já a margem de lucro líquida, além dos custos, considera também as despesas envolvidas na venda, ou seja, os gastos que a empresa tem para manter as suas atividades e que não estão diretamente ligados à fase de produção. Alguns desses gastos são os impostos, as contas de energia e a folha de pagamento.

A fórmula para calculá-la é:

MLL(%) = [(receita – custos – despesas) / receita] x 100

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O monitoramento e análise dos indicadores da sua empresa são muito importantes para mantê-la saudável e prosperando, e podem ter impactos ainda mais significativos se tratados por profissionais altamente capacitados. Se você deseja ter um time especializado cuidando dos seus números, precisa conhecer a Adcal.

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