empresário individual

O que é Empresário Individual? Conheça mais sobre EI

Em meio aos vários modelos de atuação empresarial existentes na lei brasileira, o Empresário Individual tem sido bastante procurado por novos empreendedores. Isso porque há uma facilidade maior no trato burocrático com o Estado e os empresários podem ter alguns benefícios interessantes.

Pensando nesse modelo de atuação, preparamos um artigo para tirar as dúvidas que você possa ter sobre o funcionamento de um empreendimento enquadrado em regime de Empresário Individual.

Desejamos a você, então, uma boa leitura!

O que é uma Empresa Individual (EI)?

O modelo de Empresário Individual envolve a adesão a um regime em que não há uma separação entre os bens do CNPJ e do CPF. Ou seja, o empreendedor que escolhe ser enquadrado em uma EI pode responder com os próprios bens pelas obrigações assumidas pela companhia.

Apesar de haver esse entrelaçamento entre bens pessoais e jurídicos, o modelo envolvido na Empresa Individual é interessante para muitos empreendedores. 

Isso porque é um regime em que não há a necessidade de um sócio e, por isso, pode ser interessante para autônomos, profissionais liberais e freelancers. 

Leia também: Entenda como a consultoria contábil e financeira impacta na gestão da empresa

Quem pode ser um empresário individual?

O regime de Empresário Individual estabelece limites claros para algumas atividades profissionais. Apenas empreendimentos voltados para a área industrial, comercial ou de prestação de serviços podem estar enquadrados neste regime.

Isso quer dizer que profissões liberais que têm conselhos de classe, como psicólogos, arquitetos e médicos, por exemplo, não podem aderir ao regime.

Leia também: Contabilidade empresarial: o que é e porque sua empresa precisa

Vantagens e desvantagens envolvidas em um modelo de Empresa Individual?

Em meio às várias possibilidades de atuação profissional oferecidas pelo Estado brasileiro, é preciso estar ciente de todas as vantagens e desvantagens envolvidas em cada escolha. 

Por isso, abaixo vamos destacar algumas vantagens e desvantagens do modelo de Empresário Individual. Acompanhe conosco as vantagens a seguir:

  • Inexistência de capital mínimo para a abertura de uma empresa;
  • Limite de faturamento de até R$ 4,8 milhões pelo Simples Nacional. Caso o empreendedor opte pelo regime de Lucro Presumido, o faturamento anual passa a ser de até R$ 78 milhões;
  • O número de contratação de colaboradores é ilimitado.

Tendo em vista as vantagens acima, listamos agora as principais desvantagens, segundo nossos especialistas, apresentadas por um modelo de Empresa Individual. Acompanhe:

  • O capital da empresa e os bens do dono não são individualizados. Assim, o patrimônio pessoal do empresário estará em risco caso a empresa acumule dívidas;
  • A empresa estará ligada ao nome do dono até a sua completa finalização legal, a não ser em caso de autorização judicial ou de falecimento. Para quem pretende negociar a empresa, esta pode ser uma grande desvantagem.

Leia também: Folha de pagamento: o que é, para que serve e como calcular

Como abrir uma Empresa Individual?

Para abrir uma Empresa Individual, o empreendedor deve requerer um processo de abertura na Junta Comercial da cidade em que a companhia estará localizada. Como não há sócios, é preciso apenas elaborar o Requerimento de Empresário Individual.

Para legalizar todo o empreendimento é preciso consultar os órgãos responsáveis de cada município e formalizar as exigências estabelecidas pelas instituições públicas. 

O processo todo não é muito burocrático, mas, para que tudo seja feito da melhor maneira possível, é sempre indicado o acompanhamento de um profissional. 

Por isso, não hesite em entrar em contato com um contador de confiança. Assim você pode economizar muito tempo e dinheiro no caminho.

Leia também: Como fazer o controle dos custos e despesas de uma empresa

Dicas para gerenciar uma Empresa Individual

A internet tem muitas dicas para ensinar você a lidar com o seu negócio. Porém, o mais importante em uma empresa talvez seja o faro empreendedor do gestor a cargo do empreendimento. 

Mesmo assim, uma lista de questões importantes para se estar atento em uma abertura empresarial pode ser importante. Por isso, nossos especialistas separaram as principais, de acordo com suas experiências no mercado. Acompanhe conosco:

  • Estude o mercado do qual você fará parte
  • Crie uma gestão financeira eficiente
  • Tenha seu estoque sob controle
  • Invista em uma equipe competente
  • Conheça as ferramentas tecnológicas utilizadas em seu ramo de atuação

Conte com o suporte especializado da Adcal Assessoria Contábil

Agora que você já conhece o regime de negócios envolvido no modelo de Empresário Individual, saiba que você pode contar com a equipe da Adcal Assessoria Contábil

Somos uma empresa com mais de 40 anos no mercado e podemos promover ajudar sua empresa a crescer com excelência.

Por isso, entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores! 

Se você gostou deste artigo, visite nosso blog e fique por dentro das novidades do mercado contábil.

 Siga também a Adcal Assessoria contábil nas redes sociais.

Leia mais: A importância da emissão de notas fiscais para empresas de comércio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo