custo-contratar-funcionario

Qual o custo de contratar um funcionário? Como calcular corretamente

A contratação de um funcionário pode representar um custo até 183% maior do que o efetivamente pago na carteira de trabalho. Essa afirmação foi feita em um estudo realizado pela FGV em parceria com o Centro de Estudos em Microeconomia Aplicada.

Essa diferença elevada entre o que um funcionário recebe e o que uma empresa efetivamente paga é um assunto muito discutido na sociedade. Por isso, devido a essa importância na vida de todos os brasileiros, neste artigo vamos discutir sobre o custo de contratar um funcionário.

Assim, se você quer entender mais sobre o assunto que envolve uma contratação em nosso país, siga a leitura deste texto conosco. Nossos especialistas prepararam uma discussão excelente sobre o tema.

Desejamos a você, então, uma boa leitura!

Quanto custa em média contratar um funcionário no Brasil

Os valores básicos da contratação de um funcionário no Brasil envolvem três direitos inalienáveis. Porém, é preciso saber que estes são apenas os imprescindíveis caso o trabalhador esteja vinculado à CLT.

Ou seja, é possível haver outros custos que não estão ligados aos que vamos elencar abaixo, e isso depende da própria negociação entre empresa e funcionário e também de qual regime tributário uma empresa está ligada.

Então, segundo as regras da CLT, todo colaborador tem direito a:

  • FGTS;
  • Férias;
  • 13º salário.

Estes são direitos básicos envolvidos em uma contratação. Porém, como dissemos, é possível haver outros encargos envolvidos em um contrato empregatício, que são decididor em comum acordo entre empresas e funcionários. 

Leia também: O que é Empresário Individual? Conheça mais sobre EI

Vale-transporte, vale-refeição e outros benefícios

Agora que vamos tratar de benefícios e obrigações adjacentes aos direitos básicos, como o vale-transporte, por exemplo, é preciso dizer que uma das principais vantagens ao oferecer esses rendimentos é a diminuição da rotatividade em uma função ou cargo.

Ou seja, é preciso analisar bem esse tipo de garantia porque faz com que a empresa retenha por mais tempo um funcionário em suas funções. Com isso, os custos de novos treinamentos e contratações diminuem perceptivelmente.

Vale-transporte

O vale-transporte é um direito garantido por lei. Mesmo assim, há uma contribuição do funcionário em 6% do salário pelo benefício. É possível também haver a negociação de trocar o vale-transporte pelo auxílio combustível, mas não é uma obrigação legal e cabe ao empregador decidir se a alteração é vantajosa.

Outros benefícios

O vale-refeição e o vale-alimentação, por exemplo, não são obrigatórios, mas, como dissemos, têm a vantagem de reduzir a rotatividade dentro da empresa. Por isso, devem ser considerados para uma boa condução empresarial.

Além desses, há os benefícios ligados aos planos de saúde, odontológicos, auxílio-creche e muitos outros disponíveis para melhorar a relação entre empresa e funcionário.

Leia também: Entenda como a consultoria contábil e financeira impacta na gestão da empresa

Tipos diferentes de contratação de funcionários: diferença entre CLT e PJ

Na discussão dos direitos que tratamos até aqui, a maioria se enquadra apenas à contratação mediada pela CLT. No entanto, mesmo no regime de PJ, com suas particularidades de que vamos tratar adiante, os benefícios podem ser incluídos no contrato, mediante a negociação entre as partes. 

Abaixo, vamos discutir melhor cada uma das características envolvidas nos contratos de CLT e PJ. Acompanhe conosco.

Consolidação das Leis do Trabalho

O título desta seção é o que significa a sigla CLT, apesar de já ser tão representativa que seu significado pode ser facilmente despercebido. A CLT foi instituída no dia 1º de maio de 1943 e, desde então, esta é a data comemorativa do dia do trabalhador.

O funcionamento deste tipo de trabalho envolve os direitos básicos tratados anteriormente.

PJ

A contratação por meio do modelo de Pessoa Jurídica estabeleceu novas relações entre empresas e funcionários. Com esta modalidade, há menos burocracia envolvida em todos os âmbitos da admissão e o salário pode ser inclusive maior, já que não há o gasto com outras questões trabalhistas.

Por isso, pode ser uma alternativa interessante para funcionários e empresas. Se bem negociado, pode ser vantajoso para ambos os lados.

Leia também: A importância da emissão de Notas Fiscais para empresas de comércio.

Conte com o suporte especializado da Adcal Assessoria Contábil

Agora que você conhece a discussão envolvida no custo de contratar um funcionário no Brasil, saiba que você pode contar com a equipe da Adcal Assessoria Contábil para contribuir com todos os trâmites em torno de sua equipe empresarial.

A Adcal Assessoria Contábil é uma empresa com mais de 40 anos no mercado e tem como foco a contribuição a empresas para que possam crescer com excelência.

Por isso, entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores!

Se você gostou deste artigo, visite nosso blog e fique por dentro das novidades do mercado contábil.

Siga também a Adcal Assessoria contábil nas redes sociais.

Leia também: Controle financeiro empresarial: entenda a importância e como fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo