contabilidade-de-custos

Contabilidade de custos: passos para entender como é feita

É certo dizer que o principal objetivo da maioria das empresas é a lucratividade, não é mesmo? No entanto, alcançar esse propósito não é uma tarefa fácil. Colher resultados positivos em uma empresa depende fundamentalmente de como anda o seu controle de custos.

E a melhor maneira de gerir suas despesas de forma que seus lucros sejam elevados é por meio do auxílio de uma contabilidade de custos. Essa metodologia contábil é de grande prestatividade para que você consiga reduzir despesas!

Faz parte dos seus planos elaborar um assertivo controle de gastos? Acredita que diminuindo suas despesas seu negócio conseguirá ter mais sucessos? Então, continue a leitura deste artigo e entenda como a contabilidade de custos é feita e quais benefícios ela proporciona à sua empresa.

O que é contabilidade de custos?

A contabilidade de custos é uma série de práticas e métodos com intuito de organizar e catalogar todas as despesas de uma empresa. Esse processo é de suma importância, uma vez que gastos são necessários para o desenvolvimento de um negócio, mas é necessário que sejam utilizados da maneira correta.

Por mais que, no decorrer deste texto, façamos uso das palavras “gasto” e “despesa” como sinônimos de “custo”, é importante salientar que dentro do contexto contábil há diferenças entre esses conceitos.

Enquanto custos têm a ver com os recursos financeiros utilizados para desenvolver um produto ou serviço, despesas são os valores associados à estrutura operacional como um todo. Os gastos, por outro lado, são um termo “guarda-chuva”, que engloba ambos os conceitos.

Agora, abordando especificamente a contabilidade de custos, esse ramo contábil tem como objetivo controlar todos os custos produtivos da sua empresa. Por fim, você conseguirá definir a melhor precificação, criar estratégias de promoções, etc.

Qual a importância da contabilidade de custos?

Em um processo de gestão financeira de uma empresa, é fundamental ter visão clara sobre todas as entradas e saídas de recursos. Ou seja, sobre tudo que seu negócio fatura (vende) e os gastos gerais (todos os custos e despesas). Essa operação é conhecida como fluxo de caixa.

Quando ela é bem gerida e estruturada, você consegue alocar os recursos corretamente, de modo que consiga ter compreensão das possibilidades de investimentos, contratações e até expansões.

Tais atividades podem ser cumpridas com mais exatidão quando há o apoio de um serviço especializado de contabilidade de custos. Justamente por isso este ramo contábil é extremamente importante para o desenvolvimento de uma empresa.

Leia também: Diagnóstico tributário empresarial: como os dados podem ajudar em decisões assertivas.

Benefícios da contabilidade de custos

A contabilidade de custos beneficia o seu negócio de diversas maneiras. No entanto, cabe entender que suas vantagens são aplicadas majoritariamente no processo de produção, melhorando os processos internos, otimizando as operações e minimizando riscos e desperdícios.

Seguindo esses procedimentos, uma empresa consegue se tornar muito mais rentável e próspera. Além do mais, ela passa a ter uma presença de mercado mais efetiva, uma vez que segue princípios mais eficazes de precificação e controle financeiro.

Em mercados altamente competitivos, oferecer os preços corretos aos seus clientes pode garantir que sua empresa cresça de forma sustentável, sem ter prejuízos com valores baixos demais, nem afastando os consumidores com preços muito altos.

Ao ter menos gastos produtivos é possível ter uma margem de lucro maior. Isso abre brechas para realizar promoções, dar descontos, criar planos de fidelidade. Sem contar nas possibilidades de realizar investimentos, expandir e atrair investidores.

Dessa forma, as principais vantagens da contabilidade de custos para um negócio são:

  • Organização do fluxo de transações;
  • Empresa com um equilíbrio financeiro maior;
  • Otimização do controle de estoque;
  • Maximização dos lucros;
  • Potencial de crescimento mais elevado;
  • Corte de gastos supérfluos;
  • Responsabilidade ao gastar.

Agora que você já entendeu os principais conceitos por trás da contabilidade de custos, continue a leitura para entender como ela é feita!

Como é feita a contabilidade de custos em uma empresa?

A contabilidade de custos deve ser feita por profissionais com experiência e know how nessa área. Eles são capazes de elencar todos os seus gastos e entender como otimizá-los, ou seja, como fazer com que eles sejam verdadeiramente efetivos e úteis na cadeia produtiva da sua empresa.

Esse processo se inicia com uma separação dos gastos em categorias, como os custos fixos (valores que não variam conforme a produção: salários, contas de energia, água, telefone) e variáveis (valores que oscilam: comissões, matérias-primas). Ainda é possível elencar custos diretos e indiretos.

Em seguida, tende-se a seguir um dos métodos práticos para os controles efetivos da contabilidade de custos:

Custeio por absorção ou integral

Forma de absorver todos os custos diretos e indiretos de uma só vez, e de maneira mais simples.

Esses custos são ligados ao produto e sua fabricação e também à prestação de serviços.

Custeio direto

Neste método, o foco maior será em otimizar os custos diretos, ou seja, os diretamente ligados à produção de um item, como insumos e matéria-prima.

Custeio indireto

Diferentemente do custeio direto, o indireto foca prioritariamente nos gastos operacionais que não são ligados à produção, como salários, contas de energia, água, telefone e internet. Então, serão analisados todos os custos com funcionários e fornecedores, por exemplo.

Tenha apoio de uma contabilidade especializada!

Agora que você viu o quão importante é a contabilidade de custos para o seu negócio e quais são os passos fundamentais para implementá-la, conte com ajuda da Adcal Assessoria Contábil nesse processo.

Então, entre em contato conosco e saiba como as nossas soluções podem ajudar a sua empresa a alcançar o completo sucesso em todas as suas frentes!

Gostou do conteúdo? Siga as nossas redes sociais para acompanhar mais dicas sobre finanças e leia outros artigos como este no nosso blog.

Continue a leitura: Escritório de contabilidade em Belo Horizonte: porque a Adcal é sua escolha correta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo