Entenda como a consultoria contábil e financeira impacta na gestão da empresa
O mercado brasileiro vem se tornando cada vez mais competitivo com a informatização mais acessível às empresas de pequeno e médio porte e ajustes econômicos que favoreceram o aquecimento do empreendedorismo no país.
Entretanto, a gestão empresarial depende de um bom desempenho dos setores financeiros e isso ainda é um mistério para muitos empresários: 48% das empresas ainda não conseguem se manter de pé no Brasil por não conseguirem alcançar um bom equilíbrio econômico.
Nesse sentido, o papel da consultoria contábil e financeira vem tomando protagonismo para o alcance de empresas de todo porte.
Se esta transformação ainda não aconteceu dentro do seu empreendimento, continue a leitura e entenda como a consultoria contábil e financeira impacta na gestão da empresa.
Boa leitura!
Consultoria contábil X financeira: o que são
Se você começou por esta pergunta, está no caminho certo. Isso porque, apesar de entregar um resultado final consolidado de ganhos para o empreendimento como um todo, a consultoria contábil e financeira se dá como um rio que se divide em dois ao longo de seu curso, mas chega a um mesmo objetivo.
Isso porque estes mecanismos se focam entre atividades de diferentes naturezas dentro da empresa – muitas vezes se distanciando em relação aos campos de atuação – mas se retroalimentam na mitigação de falhas no âmbito administrativo, financeiro e tributário do empreendimento.
Com a implementação da consultoria contábil e financeira, a imagem do contador imerso em pilhas de papel e atividades burocráticas evoluiu para um modelo de gestão e aconselhamento na hora de tomadas de decisão importantes para o futuro dos negócios.
Pontos que podem ser aprimorados são: investimentos e modernização de processos internos, levando a performance estratégica das empresas e o desempenho financeiro a patamares de primeiro mundo.
O resultado final é melhoria do desempenho, mais lucratividade e credibilidade para o empreendimento.
Vamos conceituar o perfil diversos de consultoria que você pode contratar para seu negócio.
Como funciona a consultoria contábil?
A consultoria contábil realiza a análise das atividades fiscais das empresas a fim de implementar a regularidade, proporcionar ajustes e desenvolver estratégias para a redução legal dos custos com compromissos tributários.
Algumas vantagens da implantação da consultoria contábil são:
- Escrituração de todos os fatos ocorridos dentro de um período;
- Envio de Declarações, demonstrativos e outras obrigações acessórias ao fisco;
- Apuração de tributos;
- Emissão de guias de recolhimento de tributos trabalhistas e fechamento de folha de pagamento;
- Elaboração de demonstrações contábeis;
- Relatórios mensais.
Leia mais: Diagnóstico tributário empresarial: como os dados podem ajudar em decisões assertivas.
Como funciona a consultoria financeira
Já quando a contratação de uma consultoria se foca na gestão estratégica especificamente da área financeira, o projeto se desenvolve da seguinte forma: num primeiro momento é realizado um diagnóstico sobre a real situação econômica do empreendimento.
Esse estudo é aprofundado e pormenorizado, e lança mão de estratégias do modelo de BPO Financeiro.
Isso possibilita identificar em que aspectos a empresa apresenta mais lucratividade em que os pontos do operacional existem gargalos ou falhas de qualquer natureza que comprometam o potencial ou a qualidade da produção e da gestão dos lucros.
Por falar em lucro, serão analisados fatores externos, como a precificação, preços praticados pelos fornecedores, oportunidades de investimentos, sazonalidades do mercado e muitos outros que possam intervir no dinheiro que o empreendimento está captando.
Por fim, ainda é possível traçar estratégias para que a empresa se torne mais atrativa para investidores.
Principais benefícios que a consultoria contábil e financeira para a gestão de sua empresa
Você deve estar se perguntando: afinal qual o impacto desses serviços na gestão de minha empresa?
Iremos responder a sua dúvida com a lista de benefícios que a consultoria contábil e financeira gera. Confira:
- Redução de custos;
- Mais equilíbrio financeiro;
- Criação de um planejamento tributário assertivo;
- Maior lucratividade;
- Melhoria da Confiabilidade;
- Busca por benefícios e incentivos fiscais.
Quando contratar uma consultoria contábil e financeira?
Uma consultoria contábil e financeira sem sombra de dúvidas impacta positivamente na vida do empreendedor seja durante a estruturação de seus primeiros processos e acompanhamento de seus crescimento, como também em período de crise e instabilidade financeira.
Entretanto, aguardar o momento do insucesso econômico para começar a gerir o empreendimento de modo estratégico não é a melhor opção.
Para que seu empreendimento prospere desde a idealização da empresa, com a escolha de um regime tributário adequado, à natureza jurídica certa e faça uma boa gestão dos compromissos financeiros com planejamento e regularidade, a consultoria contábil é uma decisão estratégica bastante assertiva.
Dessa forma, deve-se entender que a consultoria contábil e financeira impacta em todas as decisões pertinentes a gestão de recursos do empreendimento, não importa em que fase de desenvolvimento o negócio esteja.
Agora que você já sabe como uma consultoria contábil e financeira impacta na gestão da empresa, conte com o suporte de quem entende do assunto.
Leia mais: Folha de pagamento: o que é, para que serve e como calcular.
Conte com o suporte especializado da Adcal Assessoria Contábil
A Adcal Assessoria Contábil possui mais de 40 anos no mercado contábil e podemos promover excelência na resolução de suas demandas tributárias e financeiras.
Temos as ferramentas que você precisa para expandir os negócios com regularidade fiscal impecável e saúde financeira para fazer investimentos arrojados de forma inteligente, sempre assessorado por consultores experientes.
Entre em contato e fale com um de nossos consultores! Leia mais artigos como este! Acesse o nosso blog, e siga nossas redes sociais.
Continue a leitura: Como separar as contas pessoais das contas da empresa?