Saúde financeira da empresa: como avaliar e melhorar
Ao montar uma empresa, qual empreendedor não sonha com uma empresa se desenvolvendo de forma estruturada?
A fim de conquistar tamanho desejo é preciso que seus gestores saibam como realizar a análise dos indicadores financeiros.
Isso porque, por meio de um controle de fluxo de caixa, é possível identificar toda a sua movimentação financeira dentro de um determinado período.
Logo, ao fazer a gestão financeira, é preciso se manter atento a uma série de parâmetros, como por exemplo quais são as ferramentas utilizadas para apuração de dados, avaliação e pontos de melhoria.
A seguir, conheça as nossas dicas de como cuidar da saúde financeira de sua empresa. Vamos lá?
Como avaliar a saúde financeira da empresa?
Primeiramente, ao fazer a gestão de uma empresa, é preciso estar atento a diversos indicadores.
Isso porque, por meio de uma boa análise, se torna possível que o empresário tenha um olhar mais amplo sobre o cenário econômico de sua empresa. Compreendendo, assim, a capacidade de avaliação desses indicadores e garantindo uma melhor qualidade do processo de tomada de decisão.
Confira a seguir, quais são os principais indicadores financeiros que podem auxiliar na avaliação e melhoria da saúde financeira de sua empresa.
Índice de faturamento
O índice de faturamento do negócio é o indicador responsável por determinar o andamento dos negócios, ou seja, quantos deles estão sendo fechados.
Na prática, o seu uso também possibilita compreender qual o volume financeiro que tem sido direcionado aos cofres da empresa.
Diante disso, ao realizar uma análise de faturamento, o gestor compreenderá qual o nível do cumprimento das metas de cada setor, influenciando diretamente na saúde financeira de uma empresa como um todo.
Leia mais sobre: DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física
Prazos de recebimento
Ao gerir uma empresa de forma correta, o resultado esperado é que seu faturamento seja sempre positivo e que a organização se encontre no rumo certo. No entanto, ainda assim é preciso se manter atento ao tempo necessário para que todo esse dinheiro realmente esteja disponível em seu caixa.
Isso porque, uma coisa é fazer suas vendas e outra é receber o valor de suas vendas.
Por esse motivo, na intenção de manter a saúde financeira em dia, é preciso realizar uma análise dos prazos de recebimento, o que possibilitará identificar se há atraso no recebimento do produto ou serviço comercializado.
A realização da análise dos prazos de recebimento é extremamente importante para a saúde financeira de um negócio. Isso porque, este indicador possibilita definir se as políticas de vendas a prazo devem ser revistas.
Endividamento da empresa
Por último, sabemos que ao montar um novo negócio, é comum que diversos empresários enfrentam dificuldades em manter sua empresa sempre no azul.
Dessa forma, em mediante a essas circunstâncias, o gestor pode se ver obrigado a solicitar um empréstimo bancário.
No entanto, é preciso bastante cautela e atenção. Uma vez que, os recursos financeiros concedidos precisam contribuir para o aumento do lucro.
Caso contrário, o empreendedor pode acabar contraindo mais dívidas, podendo não conseguir honrar com os seus pagamentos.
Não deixe de ler: Lucro Presumido x Lucro Real: Qual o ideal para a sua empresa
Como melhorar a saúde financeira da empresa?
Ao longo de nosso conteúdo, o leitor pode conferir diferentes aspectos que influenciam no desenvolvimento e na saúde financeira de uma empresa.
Mas além dos explicados anteriormente, o empreendedor ainda poderá contar com:
-
Tenha um bom planejamento financeiro;
-
Crie um fundo reserva de emergência;
-
Invista nos produtos ou serviços mais rentáveis.
Portanto, contar com apoio de uma ferramenta de gestão financeira é essencial e pode apoiar o gestor na realização de uma gestão mais assertiva.
Isso porque, o seu funcionamento pode integrar a sua instituição financeira, fazendo o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro.
A ADCAL é uma empresa mineira de Belo Horizonte que atua com destaque no ramo de contabilidade, finanças, consultoria e tributos. Atende a diversos segmentos empresariais como o Comercial, Industrial, Engenharias, Clínicas Médicas, Rural, Associações e outros. Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas.
Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso blog e fique por dentro de todas as nossas novidades.
Aprenda mais em: Como conseguir crédito para pequena empresa com as melhores condições.