Ponto de Equilíbrio – indicador desconhecido por muitos gestores!!!
POR: Contábeis
Realizar a Gestão Empresarial para muitos é uma rotina desgastante, realmente a implantação de controles, com bases que ainda não foram totalmente validadas, requer muita atenção e “amarrações” para que as informações sejam consolidadas com segurança e precisão.
Muitas empresas cometem a falha de “criar” um excesso de segurança apenas por ter um sistema de gestão, seja ele um ERP ou mesmo um modulo Financeiro/Estoque.
Ocorre muito quando iniciamos nossos trabalhos em empresas nos depararmos com gestões que tem por rotina inserir informações nos sistemas e utiliza-las apenas como fonte de informação para a “pagadoria” ou tesouraria.
Um sistema quando bem estruturado, pode ser muito mais útil que apenas informar o Fluxo de Caixa, pode e deve informar Resultados, Indicadores, entre outros.
Dentre esses indicadores, destacamos o “Ponto de Equilíbrio”; esse indicador informa nada mais que: qual o volume de vendas que a empresa necessita realizar para que possa cobrir (pagar) seus Custos Fixos e Variáveis; essa informação entendo ser de extrema importância para qualquer gestão, independente do porte (pequena, média ou grande) ou do segmento da empresa (indústria, comercio e serviços).
Nessa hora é muito comum encontrarmos o “achometro” em funcionamento, ou seja, os gestores creem que pela sua experiência podem definir o Ponto de Equilíbrio, quando na realidade essa dinâmica deve ser feita baseada em dados históricos e recentes da empresa.
Saber interpretar uma DRE, desdobrar suas informações, identificar Fixos e Variáveis, para então definir a Margem de Contribuição e em seguida o Ponto de Equilíbrio, são conhecimentos que além de experiência noções técnicas, além do entendimento do negócio em análise (business).
Não deixe de o quanto antes obter essa informação, ela alertá-lo se o lucro está próximo, distante ou até impossível de ser alcançado.
Vale conferir!!!