planejamento-sucessorio-agronegocio

Planejamento sucessório para o agronegócio: tudo que você precisa saber sobre o planejamento

As complicações trazidas por uma sucessão familiar mal planejada atingem várias empresas de muitos setores pelo mundo. Existem casos em que as relações ficam prejudicadas e os patrimônios acabam sendo dilapidados durante a disputa patrimonial. 

Por isso, é importante que se tenha um planejamento sério e eficiente, garantindo, assim, uma sucessão mais tranquila.

No agronegócio não é diferente. Como sabemos, uma grande parte das empresas ligadas ao agro vem de gestões familiares. 

Por isso, é importante estar atento com as oportunidades oferecidas pelo mercado para que as futuras gerações consigam levar adiante os negócios da família.

Se você tem interesse em saber mais sobre planejamento sucessório para o agronegócio, siga com a gente em nosso texto e fique por dentro da discussão proposta por nossos especialistas. Desejamos a todos uma boa leitura.

O que é um planejamento sucessório?

Planejamento sucessório é um método de transferência de titularidade de uma empresa familiar a seus herdeiros diretos. Em um planejamento, isso é feito de forma gradual, com o acompanhamento de todos os responsáveis pela transição. 

Assim, as escolhas e os processos em torno da transferência empresarial são feitos em um processo em conjunto, tendo a família como protagonista. O responsável pelo empreendimento, então, dá início e treinamento em vida à função de cada herdeiro nos negócios da família.

Leia também: Sucessão familiar no agronegócio: quais são os desafios?

Por que o planejamento sucessório é tão comum no agronegócio?

A sucessão familiar está na raiz de uma preocupação constante para o agronegócio brasileiro. Nos últimos anos, com um crescente desenvolvimento do agro, as empresas cresceram e a necessidade de sucessão também está mais visível. 

Porém, para o caso do agronegócio, há um problema maior: muitas vezes, o sucessor não está interessado em assumir as funções do empreendimento. É comum encontrarmos pessoas escolhidas como sucessores que exercem outras funções, são médicos, advogados ou engenheiros estabelecidos nas capitais e que acabam recebendo como herança uma fazenda, sem que se tenha a menor noção de como administrar o empreendimento.

Como essa não é uma situação incomum no Brasil, o planejamento sucessório para o agronegócio é cada vez mais necessário entre as famílias do setor. 

E é justamente por isso que o planejamento de sucessão é tão comum e vantajoso para empresas do campo. Falando em vantagens, confira alguns benefícios do planejamento para o seu negócio. Acompanhe!

Benefícios de um planejamento sucessório para o agronegócio

Então, como a área do agronegócio procura com frequência especialistas voltados para a sucessão familiar, já é possível entender o mercado e suas demandas. Devido à alta na procura, os profissionais do planejamento familiar conseguem identificar problemas comuns às famílias com empreendimentos na área do agro. 

Tendo em vista esse know-how da área, confira as principais vantagens envolvidas em um planejamento sucessório para o agronegócio.

Diminuição do desgaste familiar 

Esta talvez seja a maior preocupação dos líderes familiares quando começam a preparar a linha de sucessão. Muitas vezes, se a família já apresenta algum atrito ou desavença, a sucessão se torna muito desgastante para quem pretende assumir o comando do empreendimento e mesmo para quem é da família e acompanha a disputa judicial, se for o caso.

Por isso, o planejamento familiar visa justamente diminuir o desgaste gerado pela sucessão. Com a indicação correta, toda a família pode apoiar a decisão feita pelo gestor familiar.

Economia em gastos de inventário

As despesas geradas por uma disputa judicial são muitas vezes levadas em consideração quando se pensa em um planejamento sucessório para o agronegócio

Em geral, a economia gerada por um bom planejamento é preciosa em tempos de mudanças na administração.

Evita a demora causada por disputas jurídicas

As mudanças empresariais por vias judiciais são morosas e em geral travam o desenvolvimento da empresa em vários âmbitos.

Isso acontece porque o acesso à administração fica nas mãos da justiça até que o próximo gestor seja decidido. Enquanto isso, a empresa pode apresentar grandes prejuízos. 

Conter gastos tributários

Quando a família escolhe fazer um planejamento sucessório, alguns gastos tributários de transferência de herança também são economizados no caminho. 

Isso porque os processos de emergência muitas vezes são mais caros. Ao fazer um planejamento sucessório para o agronegócio, você terá mais economia e até se preparar financeiramente para isso.

Acesso imediato aos bens do inventário

Em uma disputa judicial, os bens ficam travados. Esta também é uma grande vantagem ao escolher um planejamento sucessório.

Assim, tendo o planejamento bem feito, no momento da transição, o gestor ainda terá acesso aos ativos da empresa.

Como fazer um planejamento sucessório?

Existem várias formas de estabelecer uma sucessão familiar em empreendimentos brasileiros. Aqui, listamos as principais opções utilizadas por empresas do agronegócio no Brasil.

Testamento

O testamento é um tipo de planejamento sucessório e é muito utilizado em empresas do campo. 

Apesar de oferecer vantagens claras, há uma perda por cobranças de impostos de herança. Isso pode ser diminuído a partir de outras formas de se fazer um planejamento sucessório para o agronegócio.

Holding

A holding, neste caso, familiar, é uma empresa voltada para a administração de um patrimônio em conjunto. 

Muitas vezes, esse tipo de empresa é usado para controlar outras empresa. No entanto, nesse caso, a holding não executa uma atividade comercial, sua função é gerenciar e dar o desenvolvimento aos bens da família.

Cláusula de incomunicabilidade

Essa é uma estratégia que tem como principal objetivo proteger os bens de quem herdar a empresa. Assim, sua atuação é impedir que os ativos herdados possam ser tomados por cônjuges. 

Muitas vezes nesse tipo de empresa, existe conflito de interesses. Isso impede que esses conflitos atrapalhe o desenvolvimento da empresa. 

Conte com uma ajuda especializada!

Conte com a Adcal Contabilidade para fazer um balanço completo do seu empreendimento. 

A partir disso, sua família ficará ciente da atual situação financeira do negócio e estará apta a construir um planejamento sucessório para o agronegócio muito mais eficiente.

Entre em contato e fale conosco!

Quer saber como otimizar a gestão da sua empresa? Continue acompanhando o blog da Adcal Assessoria Contábil e tenha acesso a novos conteúdos como o que você acabou de ler!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo