Passos para fazer o planejamento financeiro para empresas do Agronegócio
Este ano as exportações do agronegócio cresceram significativamente, batendo o recorde de mais de 11 bilhões de dólares em março.
Sendo o maior número desde 1997, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Apenas por meio, desses dados, já podemos aferir o quanto o momento é promissor para o agronegócio
Dessa forma, o empresário que souber aproveitar a bonança e ainda usar seus recursos financeiros de forma eficiente poderá desenvolver mais sua empresa rural e ainda aumentar seus lucros.
Portanto, para aproveitar melhor este momento promissor é preciso se preparar, por isso, criamos este artigo sobre planejamento financeiro para empresas do agronegócio. Veja como o planejamento financeiro pode melhorar o desempenho da sua empresa.
Talvez você se interesse por: Uma aliada da contabilidade
O que é planejamento financeiro?
No segmento agrícola, o tradicional planejamento financeiro é chamado de planejamento agrícola. Ou seja, o ato de se programar financeiramente, pensando nos objetivos da atividade rural exercida.
Cuidando da organização das finanças, do controle de gastos e da computação de ganhos. O planejamento financeiro deve ser parte do plano de negócio da empresa e deve apontar parâmetros para que o agronegócio seja mais lucrativo.
Quer saber o passo a passo para fazer o planejamento financeiro do seu agronegócio? Veja o tópico a seguir!
Por que fazer um planejamento financeiro para o seu agronegócio?
Planejar com antecedência e ter a possibilidade de se preparar para os possíveis desafios da gestão financeira, além de tornar a vida do empresário mais tranquila, também pode trazer muitas oportunidades de negócio.
Ao saber como o dinheiro será gasto, quanto e por quê, o empresário tem mais controle sobre os recursos. Veja a seguir as principais vantagens do planejamento financeiro para o agronegócio:
-
Evita a criação de dívidas;
-
Mantém as despesas do agronegócio sob controle;
-
Ajuda a cortar gastos desnecessários;
-
Mais segurança diante de possíveis crises e imprevistos.
Como fazer o planejamento financeiro no agronegócio?
Ter responsividade diante dos desafios financeiros da gestão é o objetivo principal de qualquer planejamento financeiro. Para chegar a esse patamar o empreendedor rural precisa estar ciente da realidade da empresa, por isso, a primeira etapa é o diagnóstico.
Diagnóstico Financeiro
O processo de diagnóstico financeiro acontece por meio da análise em indicadores financeiros e desempenho da empresa.
Verificação dos dados das safras anteriores, gastos com a fazenda, quanto foi vendido da produção agrícola e quem a recebeu, a média dos custos de produção das safras passadas, a margem de lucro, as despesas fixas e variáveis, entre outras dados importantes.
Determine a suas metas
Agora que você já sabe a real situação financeira do seu agronegócio, é hora de determinar as metas.
Quais custos devem ser reduzidos, quanto a empresa pretende faturar nos próximos meses, quanto a empresa está disposta a disponibilizar para possíveis investimentos e melhorias.
Detalhes devem ser organizados e registrados no documento de premissas orçamentárias, uma espécie de mapa que irá guiar o seu agronegócio durante a execução do planejamento financeiro.
Crie um plano de ação
Por meio do auxílio de um profissional ou empresa de contabilidade, o empreendedor rural pode traçar um plano com as ações que devem ser executadas para atingir as metas estipuladas.
Crie um cronograma, divida as tarefas entre os funcionários e estipule micro metas, focadas em cada setor do seu negócio. Documente todas as estratégias usadas para avaliações futuras.
Busque ajuda de profissionais especializados
Fazer um bom planejamento financeiro no agronegócio, pode ser uma tarefa extremamente complicada, visto que, além de sofrer diretamente com as variações do dólar no quesito exportação e também de fatores como temperatura, regime de chuvas e até mesmo pragas.
Portanto, é recomendado que o empreendedor rural recorra a profissionais capacitados e que conheçam as questões que influenciam o desempenho das empresas do agronegócio.
O que deve ter um bom planejamento financeiro para o agronegócio?
Um bom planejamento financeiro precisa ser dividido em duas partes, a primeira diz respeito ao orçamento e a segunda, diz respeito aos lucros. Sendo uma tentativa de prever os custos e lucros do negócio em diferentes cenários.
Confira a seguir o que deve constar no planejamento financeiro para o agronegócio:
-
Estimativa de investimentos fixo, pré-operacionais e do capital de giro;
-
Estimativa do faturamento mensal;
-
Estimativa do custo unitário dos produtos, comercialização, insumos, mão de obra, com depreciação;
-
Estimativa de custo fixos operacionais mensais;
-
Demonstrativo dos resultados;
-
Indicadores de viabilidade das operações financeiras, ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e prazo de retorno do investimento.
No caso do agronegócio, vários planos devem ser feitos, pois esta atividade é significativamente afetada por variáveis que não podem ser controladas. Traçando planos tanto para realidades mais otimistas quanto para cenários mais difíceis.
Pode parecer uma tarefa um tanto complexa, porém fazer um bom planejamento financeiro é essencial para o desenvolvimento das empresas do agronegócio.
Se você, empreendedor rural deseja fazer o seu planejamento financeiro conte com a Adcal Assessoria Contábil, temos mais de 40 anos no segmento de contabilidade.
Nossa missão é auxiliar as empresas a crescerem com segurança financeira. Buscamos trabalhar pautados nos valores da honestidade, confiança e pontualidade, temos serviços de planejamento financeiro e também tributário. Entre em contato conosco.
Que tal ter acesso a todos os nossos conteúdos? Visite o nosso blog e nossas redes sociais.
Leia também: 6 passos para fazer o planejamento financeiro para empresas do Agronegócio