Gestão contábil: tudo o que você precisa saber
Se engana o empreendedor que pensa que a contabilidade se resume ao cálculo de impostos, gerenciamento de guias de recolhimento tributário e organização de folha de pagamento.
Essas atividades fazem sim, parte do dia a dia de um contador, no entanto, cada vez mais a contabilidade se torna estratégica para as empresas alavancando seus resultados e lucratividade através de uma boa gestão contábil.
Desta forma, a implementação de uma boa gestão contábil pode trazer benefícios valiosos para uma empresa desde a minimização de processos burocráticos até a redução de custos e taxas tributárias incidentes sobre um empreendimento
Portanto, entenda agora o que é a gestão contábil, qual sua importância e principais benefícios para o empreendimento. Acompanhe:
O que é gestão contábil?
A gestão contábil é um serviço de contabilidade responsável pela administração das rotinas, informações sistematização dos registros e documentos que se referem a situação patrimonial e financeira que rege um empreendimento.
Aprenda lendo: Gestão financeira eficiente: erros que te impedem de crescer mais.
Gestão contábil operacional e estratégica
A subdivisão operacional de uma gestão contábil se ocupa da formalização dos processos burocráticos da empresa.
Entre eles estão a emissão de guias de pagamento e sistematização de todos os documentos, registros que regem a empresa além da emissão de notas fiscais de envio de demonstrações contábeis.
Além dessas, há outras atividades por trás que envolvem o condicionamento da legalidade de um empreendimento.
Para tanto, a subdivisão estratégica de uma gestão contábil também é fundamental para um bom gerenciamento de um empreendimento, sua função é fazer um planejamento da área alinhado aos objetivos estratégicos da organização e utilizar dados coletados através de pesquisas qualitativas e quantitativas para o condicionamento estratégico e viabilização de projetos e aumento da lucratividade e dos resultados da empresa.
Vantagens da gestão contábil para sua empresa:
Conheça a seguir quais são as principais vantagens de implementar a gestão contábil em sua empresa:
- Atualização da situação cadastral;
- Consultoria especializada e focada no desempenho de sua atividade;
- Gestão de negócio mais eficiente;
- Auxílio na formação de preços;
- Concessão de linhas de créditos mais acessíveis;
- Elaboração do planejamento tributário;
- Valorização da sua empresa;
- Aumento da segurança nas relações trabalhistas.
Confira também: Serviços Contábeis em Belo Horizonte: Conheça os diferenciais da Adcal
Como implementar uma boa gestão contábil em sua empresa?
Antes de tudo, é necessário conhecer de forma aprofundada todos os processos que regem a área contábil de sua empresa, além de possuir informação e registro profissional em contabilidade para assinar determinantes documentos e executar determinadas operações contábeis.
Sendo assim, para implementação de uma gestão contábil eficiente é imprescindível a presença de um profissional específico da área em sua empresa.
Os contadores de seu empreendimento podem ser integrantes da equipe ou terceirizados, mas o mais importante é que eles têm uma relação de proximidade e confiança com seu negócio,
Uma vez que tais profissionais possuem conhecimentos aprofundados de todos os regimentos que envolvem o seguimento do seu empreendimento e possa auxiliar como consultores auxiliando na tomada de decisões da gestão de sua empresa.
Além disso, a contabilidade não pode ser feita de maneira isolada. Para que a implementação de uma gestão contábil possa ser eficiente e contribuir estrategicamente com seu negócio, deve ser integrada às outras áreas como recursos humanos, vendas de estoques, gestão empresarial e outras áreas que sejam imprescindíveis para o condicionamento das atividades econômicas de seu negócio.
De maneira resumida, uma gestão contábil significará uma melhor gestão financeira e irá reduzir a burocracias ganhando mais tempo para alavancar a produtividade do seu negócio.
Além disso, a implementação de uma boa gestão contábil será responsável por analisar de perto todos os custos e despesas de um negócio, economizando recursos e obtendo maior controle sobre todo patrimônio e finanças da empresa.
Quer saber como otimizar a gestão da sua empresa? Continue acompanhando o blog da Adcal Assessoria Contábil e tenha acesso a novos conteúdos como o que você acabou de ler!
Além disso, talvez também tenha interesse pelo artigo: Ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil: o que é e como calcular.