Como formalizar um pequeno negócio? Passo a passo para sair da informalidade e se regularizar
Muitos empreendedores do brasileiro tem uma empresa ou negócio de pequeno porte. O empreendedor altamente impulsionado pelo período de crise que vem assolando o país nos últimos tempos tem sido uma alternativa inteligente para se manter firme no mercado.
Entretanto, muitos empreendedores de pequeno porte não formalizam seus negócios com medo de ter que arcar com altos custos tributários ou ter que lidar com várias burocracias junto aos órgãos governamentais fiscalizadores.
Entretanto, a regularidade de sua empresa é extremamente importante para o condicionamento e crescimento saudável do negócio.
Se você é empreendedor de um negócio informal e deseja sair da irregularidade, conheça agora o passo a passo para regularizar todas as questões que regem o seu negócio e conheça os principais benefícios para o seu negócio ao manter a regularidade da sua empresa. Confira!
Aprenda mais sobre: Gestão financeira eficiente: erros que te impedem de crescer mais.
Em que consiste um negócio informal?
Mercado informal é definido por atividade não regulamentada pelo governo, ou seja, profissionais e empresas sem firmas registradas, CNPJ, emissão de notas fiscais, empregados e colaboradores não registrados e é claro, sem pagar taxas tributárias ao governo.
O empreendimento informal, por não ter o governo como órgão regulamentador, pode parecer um bom negócio.
No entanto, a irregularidade de um empreendimento pode trazer várias consequências para as pessoas que consomem esses produtos como por exemplo: pirataria haviam produtos de má qualidade ou qualidade duvidosa, baixos salários dentre outras consequências.
Quais os principais empecilhos na irregularidade de seu empreendimento?
A regularidade de um empreendimento poderá proporcionar diversos benefícios para o empreendedor e para seu empreendimento.
Além de tornar possível a reivindicação de todos os seus direitos tanto como empresa quanto como profissional liberal e autônomo, é extremamente importante ser um profissional reconhecido e de credibilidade no mercado.
A regularização de um empreendimento além de garantir todos os benefícios legais ao empreendimento e ao profissional liberal, ao formalizar a sua empresa você ganhará muito mais credibilidade e aumentará a sua competitividade no mercado.
Um empreendimento irregular fica impossibilitado de ter seus profissionais e colaboradores devidamente regulamentados pelas leis trabalhistas, emitir notas fiscais e fazer contratos com grandes empresas.
Além disso, um negócio irregular gera desconfiança para os clientes, diminuindo sua competitividade no mercado e deixando o seu negócio sem credibilidade.
Leia também: Principais impostos obrigatórios na tributação do produtor rural
Conheça o passo a passo para regularizar o seu empreendimento
Para a regularidade do seu negócio será necessário a emissão de um CNPJ de uma empresa. Isso porque, através do CNPJ o seu empreendimento terá todas as vantagens de um negócio formal disponível para você.
Ao abrir o CNPJ da empresa, um dos principais processos será a escolha da natureza jurídica que irá reger o seu empreendimento, a natureza jurídica de sua empresa terá influência direta sob o enquadramento fiscal e tributário aplicado a sua empresa pelos órgãos governamentais fiscalizadores.
Portanto, é de extrema importância a escolha da natureza jurídica de sua empresa com base nas reais características do empreendimento. Se possível, é altamente recomendado uma consulta com profissionais de contabilidade ao abrir um CNPJ para que o empreendedor seja devidamente auxiliado quanto a melhor escolha da natureza jurídica de uma empresa.
Ao abrir o CNPJ de sua empresa e escolher a natureza jurídica a qual será responsável por enquadrá-la tributariamente diante dos órgãos governamentais fiscalizadores a sua empresa estará em plena regularidade e pronta para gozar de todos os benefícios aplicáveis a ela.
Confira:Serviços Contábeis em Belo Horizonte: Conheça os diferenciais da Adcal.
Quais os principais benefícios ao formalizar meu negócio?
Garantir a regularização de sua empresa é de fundamental importância para que você consiga aproveitar de certos benefícios.
Dentre os principais benefícios de manter o condicionamento da sua empresa na regularidade estão principalmente, a emissão de notas fiscais para os seus clientes aumentando a credibilidade e confiabilidade da empresa no mercado, acesso a linhas de crédito exclusivas para investimento, condicionamento da regularidade trabalhista de todos funcionários e colaboradores da empresa.
Conheça os diferenciais da Adcal
A ADCAL é uma empresa de Contabilidade em Belo Horizonte que atua com destaque no ramo de contabilidade, finanças, consultoria e tributos.
Fundada em 1983, através da formação de uma equipe de profissionais com larga experiência em Gestão Empresarial, Assessoria Tributária e Contábil, procura sempre proporcionar o melhor em qualidade e atendimento aos clientes. Entre em contato!
Fale com um de nossos especialistas, agora se você gostou deste conteúdo e deseja ver mais acesse o nosso blog!
Leia mais sobre: Você é Produtor Rural e não fez a declaração do ITR 2021? Entenda como se regularizar