Como corrigir o seu CNIS (extrato previdenciário)? Aprenda agora
POR: Jornal Contábil
A correção do CNIS pode ser feita a qualquer momento devendo ser realizada diretamente no INSS, para isso é necessário que a alteração que deseja ser realizada seja comprovada através de prova documental.
Caso a alteração seja apenas de dados cadastrais poderá ser feita diretamente pelo telefone 135, do contrário há necessidade de marcar horário na agência mais próxima para que seja realizada a alteração.
Mas afinal quais dados constam no CNIS? O CNIS nada mais é que Cadastro de Informações Sociais que contém todo o extrato previdenciário do segurado, constando todas as informações relativas aos empregos do segurado.
A análise do CNIS deve ser realizada principalmente acerca de dados como: valores errados de salário contribuição, ausência de algum vínculo empregatício, ausência de data final de vínculo empregatício.
A importância de estar sempre atento as informações do CNIS advém do uso desse extrato para análise do benefício pelo INSS, ou seja, na maioria das vezes o INSS analisa o benefício com base nessas informações.
Com isso se constam informações incorretas no CNIS as chances de que o benefício seja indeferido ou deferido com valores menores, são grandes, o que pode causar um grande prejuízo ao segurado.
Por esse motivo é tão importante estar atento a essas informações, e no momento em que for constatada irregularidade deve ser realizado o pedido de correção, dessa forma as informações estarão corretas no momento de requisição do benefício da aposentadoria.
Para consultar o CNIS é necessário entrar no site no INSS e realizar a requisição do extrato, a partir daí é só analisar o extrato e ver se há necessidade de realizar qualquer alteração. A consulta também pode ser realizada na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.