Os juros podem acabar com a saúde de suas finanças

 

samy_dana

Samy Dana: “Empresas são investimentos˜ (Foto: Eunice Pinto)

Os juros são os principais inimigos dos empreendedores que estão começando. Segundo Samy Dana, professor e consultor de economia da Fundação Getulio Vargas, as taxas pagas sobre o crédito bancário são uma das principais razões que levam negócios promissores à falência. Então, o melhor é evitar os empréstimos. “Qualquer empresa iniciante demora um tempo para dar retorno. Nesse período, o empreendedor fica com ‘zero’ no caixa. Para pagar as contas da empresa, recorre ao crédito fácil. Nessa hora, sem planejamento, vira refém dos juros e decreta o fim da saúde e do futuro do negócio”, diz Dana.

Em entrevista exclusiva a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, durante a Feira do Empreendedor do Pará, Dana explicou que os empreendedores devem ter uma reserva ou planejamento muito bem elaborado para enfrentar os primeiros meses do negócio. “O empréstimo no começo do negócio só deve ser feito se for ajudar a expandir a empresa e trazer lucro. Caso contrário, não é um bom negócio por causa dos juros”, diz.

Abaixo, o professor lista quatro dicas para empreendedores que estão começando a ficar longe do crédito e das altas taxas de juros. Confira:

Separe as finanças da empresa das finanças pessoais: Misturar as contas do negócio com as contas de casa é um velho hábito dos empreendedores. Isso não pode ser feito de maneira alguma, mesmo que os números sejam bons. A razão é simples, diz Dana: uma empresa também é um investimento de risco – num momento o negócio tem boas vendas, em outro, pode não ter. Se o negócio entra em crise e você está com suas contas misturadas com a da empresa, as contas pessoais, por causa das altas taxas de juros, podem quebrar o negócio de vez.

Não insista numa empresa que só dá prejuízo: As empresas, diz o professor, devem ser sustentáveis, ou seja, dar lucro. Se o empreendimento não dá lucro algum, é sinal de negócio ruim. Como descobrir isso? Fazendo contas básicas. Some tudo o que a empresa ganha e desconte tudo o que é preciso pagar. O resultado precisa ser positivo. Caso seja negativo, evite recorrer aos empréstimos para sanar as contas. O dinheiro irá resolver o problema num primeiro momento. Mas ao longo dos meses, as altas taxas de juros levarão à piora da saúde da empresa.

Busque crédito barato: Quando o empreendedor precisa de financiamento para aumentar uma operação da empresa, ele deve ir atrás de bancos de desenvolvimento, como o BNDES. Essas instituições têm taxas de juros mais baratas. Mesmo assim, o empreendedor deve por na ponta do lápis o custo do dinheiro emprestado. O crédito só é bom quando a empresa paga a parcela do empréstimo e ainda assim registra lucro em suas contas.

Empreendedorismo é um bom investimento? Vontade de ser dono não basta. O empreendedor precisa, antes de abrir um negócio, ter noções básicas de finanças. Ou seja, estude e busque orientações com entidades de apoio ao empreendedorismo. Se não gosta de lidar com números, coloque no seu plano de negócio que vai precisar pagar alguém para cuidar dos números. Só assim você evitará cair no charme das linhas de crédito e das altas taxas de juros cobradas no Brasil.

POR PEGN / Fabiano Candido

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo