7 frases que nunca devem ser ditas durante uma venda

POR: Revista Pegn 

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Vender é uma arte e só quem a domina obtém bons resultados.  Para fazer com que um cliente compre um produto ou serviço é preciso atrair seu interesse, tratá-lo como uma pessoa única e fazer com se envolva emocionalmente com o que está sendo oferecido.

Para vender é preciso também estar em acordo com o cliente. Ou seja, se você diverge de algo, precisa encontrar a melhor maneira de expressar a discordância. Em vez de um “não é meu trabalho”, dizer “adoraria poder ajudar” é muito mais adequado e menos comprometedor para a concretização de uma venda.

O autor, empresário e especialista em vendas Grant Cardone listou para a Entrepreneur sete outras frases que nunca podem ser pronunciadas no momento de uma venda ou de uma negociação.

 

1 – “Não é meu departamento”

Assuma suas responsabilidades tanto nas vendas como em sua vida pessoal.  Nunca culpe a economia, outras pessoas ou as condições externas por um problema, eximindo-se de suas obrigações.

 

2 – “Confie em mim”

As pessoas estão céticas e desconfiadas em razão da avalanche de notícias sobre fraudes, corrupção, golpes e espertezas que leem todos os dias. Dizer “confie em mim” não ajuda ninguém a realizar uma venda. Pior, pode ter o efeito contrário.

Como as pessoas confiam mais no que veem do que no que ouvem, sempre que possível mostre a documentação necessária para apoiar seus argumentos, apresente fontes que comprovem as informações que está fornecendo e registre tudo o que oferece, propõe e sugere durante a apresentação.

 

3 – “Eu não o uso”

Usar os produtos que vende e saber com exatidão como funcionam são elementos essenciais para a concretização de uma venda, porque geram credibilidade. Se o comprador percebe ou sabe que você nunca usou o produto que está oferecendo não acreditará em seu valor. Lembre-se de que ninguém compra nada de quem lhe causa desconfiança.

 

4 – “É política da empresa”

Ninguém está interessado na política da empresa de quem está comprando algo. O que quer são produtos ou serviços que funcionem. Portanto, a frase não pode ser usada para justificar sua negativa de fazer algo que o cliente pede ou espera.  Talvez seja o caso de romper com a política da empresa e encontrar a solução que o satisfaça.

 

5 – “Somos competitivos”

A concorrência é boa para os consumidores, não para os vendedores. Você e sua empresa devem pensar em dominar o mercado, não em competir. Use todos os recursos que tiver à mão para ser a primeira marca que vem à cabeça dos consumidores quando pensam nos produtos ou serviços que oferece.

 

6 – “Pode estar acima do seu orçamento”

Nunca faça um prejulgamento da capacidade de compra de um consumidor. Trate todo comprador como tal, mesmo que você saiba, por qualquer meio, que ele conta com um orçamento limitado ou ele diga que não tem o dinheiro.

 

7 – “É meu dia livre”

Esteja sempre aberto a fazer negócios. Portanto, nada de não atender ao telefone, deixar de ler mensagens no WhatsApp ou não responder perguntas no Facebook ou Twitter, a não ser em casos de emergência.

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